Geral | Aos Pais | Aos Surdos | Aos Profissionais | Cadastre-se O texto selecionado em LIBRAS
  • Observações:

  • 1) Esta obra foi elaborada pelo MEC para treinamento de professores.

  • 2) À época, a LIBRAS não estava reconhecida como língua oficial (lei 3298), portanto há citações da Libras como linguagem não reconhecida.

  • 3) Nada foi acrescentado ou retirado de seu conteúdo, o uso deve respeitar tais direitos, sendo obrigatório citar fonte quando utilizado como referência.

Faça o download escolhendo um item específico (1 a 7).

Volume I

1) A Deficiência Auditiva

Os Órgãos do Aparelho Auditivo e Seu Funcionamento
  • Conceito e Classificação da Deficiência Auditiva
  • Etiologia e Prevenção da Surdez
  • Diagnóstico
  • Aparelhos de Amplificação Sonora
  • Caracterização dos Tipos de Educandos Portadores de Deficiência Auditiva.
  • 2)O Papel da Família Frente à Surdez

    • A Família Como Agente de Prevenção e Identificação Precoce da Surdez
    • A Família do Portador de Deficiência Auditiva e Os Serviços Comunitários na Área da Saúde, da
      Tecnologia, da Psicologia e da Assistência Social
    • A Família e os Serviços Comunitários, na Área Educacional
    • A Família e os Serviços Comunitários na Área Social

    3) O Papel do Professor com a Criança Surda de Zero a Três Anos

    Estimulação da Linguagem

    • Estimulação da Linguagem para o Aprendizado da Língua Portuguesa na Modalidade Oral
    • Estimulação para a Aquisição da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
    • Dando Vida ao Conteúdo de Linguagem

    Área Psicomotora

    Metodologias Específicas ao Ensino de Surdos

    A Possibilidade de Trabalho Interdisciplinar: Educação / Fonoaudiologia

    A Questão da Segregação e da Integração dos Surdos no Ensino Regular

    Volume II

    4) A Educação Infantil para a Criança Surda de 4 a 6 Anos (Pré-Escola)

    • Introdução
    • As Adaptações Curriculares para Alunos Surdos
    • Complementação Curricular Específica para Alunos com Deficiência Auditiva
    • O Fazer Pedagógico
    • Sugestões de Programação para a Pré-Escola

    5) Alfabetização: Aquisição do Português Escrito, por Surdos

    • Alfabetização: O Contexto da Pessoa Surda
    • Aquisição / Aprendizagem da Língua Portuguesa
    • O Surdo Frente à Modalidade Escrita da Língua Portuguesa
    • Sugestões para Alfabetização do Aluno Surdo por Meio do Método Analítico-Sintético ou do Método Global
    • Alfabetização de Surdos numa Abordagem Construtivista
    • Exemplos de Atividades para a Alfabetização de Surdos
    • Alfabetização - Programa de Atendimento a Adolescentes Surdos com Acentuada Defasagem na Relação Idade / Série Escolar
    • Sugestões de Conteúdo da Língua Portuguesa a Ser Desenvolvido no Processo de Alfabetização
    • Proposta Curricular / Complementação Curricular Específica

    6) O Aluno Surdo na Educação Básica e Superior

    • A Linguagem e a Surdez
    • O Surdo e a História de sua Educação
    • A Escolarização do Aluno Surdo
    • A Capacitação Profissional da Pessoa Surda

    Volume III

    7) A Língua Brasileira de Sinais

    • Introdução
    • Estrutura Lingüística da LIBRAS
    • Aquisição da Linguagem por Crianças
    • Introdução à Gramática de LIBRAS

    Caso você precise de descompactador clique aqui

    Utilizado compactador Winzip

    Copyright © 2010 | Política de Privacidade | E-mail | Contador de Acessos:

    DHTML JavaScript Menu By Milonic